Publicado em: 08/03/2023

Vamos primeiro entender o que significa cabeamento estruturado.

O cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear uma rede, considerando as normas de segurança — como a ANSI e a EIA / TIA —, melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos.

Quando falamos em Sistema de Cabeamento Estruturado, logo podemos relacionar a ideia ao ambiente de rede disposto de cabos responsáveis pela integração de serviços (dados (internet) e telecom), passando por algumas das instalações do edifício (entrada, armário de telecomunicações e sala de equipamentos, por exemplo).

O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP, patch cord, parch panel, como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.

A capacidade de se redirecionar por diferentes caminhos, dentro de uma mesma estrutura de cabeamento para que pontos distintos se comuniquem é uma das principais características do cabeamento estruturado.

Este conceito surgiu nos serviços de tecnologia de voz, porém, não demorou para se tornar uma solução para atender aos mais variados serviços de dados devido a grande adoção por parte das empresas e a organização criada por meio das normatizações.

A importância do Cabeamento Estruturado

O Cabeamento Estruturado é a base de uma rede de comunicações moderna. A padronização do cabeamento estruturado permite flexibilidade de instalação, independência de protocolos e fornecedores, bem como facilidades para gerir e crescer.

Desta forma, com a padronização caso seja necessário uma alteração de layout em um escritório devido a um remanejamento de pessoal, a reestruturação da rede no sistema de cabeamento estruturado ajuda a evitar perda de tempo ao agilizar todo o processo.

Como informação hoje é extremamente valiosa, o seu compartilhamento é vital para os negócios. Com a evolução da tecnologia a rede deve suportar aplicações de voz, dados, multimídias e vídeos. E a estruturação desta rede permite um trafego mais rápido e menos suscetível a falhas.

Por isso ao implementar uma rede com cabeamento estruturado deve-se levar em conta a sua extensão, o seu trafego e possíveis interferências eletromagnéticas.

A NBR 16264 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula procedimentos recomendados para a instalação de uma rede doméstica, com isso as empresas de tecnologia e profissionais da área passaram a tê-la como referência para instalações profissionais.

A má estruturação do cabeamento pode chegar a representar até 70% dos problemas da área de TI.

Os subsistemas que compõem o cabeamento estruturado são:

- Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)

- Área de Trabalho (Work Area)

- Cabeamento Vertical (Back Bone)

- Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)

- Sala de Equipamento (Equipments Room)

- Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)

- Percebeu a importância de sua empresa possuir um cabeamento estruturado? É com certeza um diferencial competitivo.

A JBTI Tecnologia da informação é especialista em cabeamento estruturado, e atende Cascavel e região.

Entre em contato com os nossos consultores técnicos e sabia o que sua empresa precisa para melhorar o desempenho em conectividade. 

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

WHATSAPP GRUPO JBTI

Atendimento Geral
5545998280046
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×